Procurando por:

7/11/2008

Feriado da Independência termina em tragédia para brasileiro

O divertimento do feriado de 4 de julho acabou em tragédia para uma família brasileira residente em Mount Vernon, Nova York. Pablo Ferreira, 17, morreu no Rio Delaware, por volta das 12pm, no Condado de Sullivan, entre os estados da Pensilvânia e Nova York. Ele teria ido para uma parte mais funda do rio e se afogou. O brasileiro recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao hospital, onde faleceu. No local não há salva-vidas. O velório de Pablo será na quarta-feira (9). A família decidiu pela cremação do corpo.

Segundo informações, eram cerca de 11h30am quando Pablo almoçou e resolveu entrar na água, em companhia da filha de João Marcos Afonso, de 11 anos de idade. Os dois brincavam quando ele foi mais para o fundo. Depois de um mergulho, a menina notou que Pablo tinha levantado a mão, e foi avisar o pai do rapaz que ele estava se afogando. O brasileiro não sabia nadar.

Desesperado, o pai procurou o filho pelo acampamento e passou várias vezes pelo local onde Pablo se afogou, mas a menina que estava com ele indicou o local, de dentro de um barco. Para surpresa de todos, Pablo foi encontrado em pé, com cerca de um palmo de água acima da cabeça. Quando recebeu os primeiros socorros de Genésio Oliveira e de uma funcionária do camping, Pablo expeliu comida. Eles acham que pode ter ocorrido uma congestão.

O brasileiro que prestou os primeiros socorros enfrentou outra tragédia há poucos meses. Em abril último, o genro Rodrigo Botin, 24, morreu num grave acidente de moto.

Tristeza
Levado pelos paramédicos ao Catskill Regional Medical Center em Callicoon (NY), Pablo não resistiu e faleceu. Ele morava em Mount Vernon com o pai, Laércio Ferreira, a mãe Cláudia e a irmã Vitória, 11. Natural de Poços Caldas, Minas Gerais, ele veio para os Estados Unidos com a mãe e a irmã há somente quatro meses. O pai, que é carpinteiro, lutou muito para trazer a família. Pablo trabalhava na construção.

O corpo de Pablo será velado durante uma missa de corpo presente, na quarta-feira (9), às 6h30pm, na Igreja Our Lady of Victory, em Mount Vernon. A família optou por cremar o corpo e provavelmente vai manter as cinzas nos Estados Unidos. Os familiares de Pablo no Brasil estão desolados com a tragédia.

Muito abalado com a morte do filho, Laerte disse que está se sentindo muito derrotado. Afirmou que a vitória conseguida, por ter trazido a família, tinha acabado. O filho estava muito feliz por estar em companhia do pai novamente e ter toda a família reunida. Mesmo com toda a dor, a mãe de Pablo autorizou a doação dos órgãos dele, o que não foi possível realizar, porque ele não tinha ainda tomado as vacinas necessárias, exigidas pelo país.

Local foi palco de outras tragédias
Cerca de 6 horas depois do afogamento de Pablo, o corpo de um homem na casa dos 20 anos foi encontrado no mesmo rio. Neste local, uma pessoa foi resgatada com vida, no início deste ano. Em 2007, uma criança morreu afogada no Rio Delaware.

Os familiares e amigos de Pablo estão muito revoltados com a negligência da área onde estavam acampados. Segundo eles, não há salva-vidas no local, nem placas sinalizando a profundidade do rio. Além disso, existem muitas cobras na área, onde está localizado um camping. No dia da tragédia, a família de Pablo estava acompanhada de um grupo de cerca de 37 amigos. O total de pessoas na área era de aproximadamente mil.

A família de Pablo está contando com a solidariedade dos brasileiros. As contribuições podem ser depositadas nas caixinhas espalhadas pelos comércios brasileiros de Mount Vernon. Quem não morar na cidade mas desejar contribuir deve ligar para Lúcia Oliveira, telefone (914) 803-5028.

Fonte: Comunidade News

Nenhum comentário: